terça-feira, dezembro 12, 2006

Gazelle Impala


Gazelle Impala, originally uploaded by they call me tobias.

Depois de 3 meses em cima duma bicicleta de criança emprestada e umas quantas semanas nos 121 da Connexxion comprei finalmente a minha bicicleta. Uma Gazelle Impala antiga, mas restaurada que anda como nova. Agora voo pela ciclovia! A ver vamos quanto tempo vai durar!

segunda-feira, novembro 27, 2006

Zuideindseweg 15


Zuideindseweg 15, originally uploaded by they call me tobias.

A nova casa! Já lá vai quase um mês que nos mudamos para aqui. Mas só recentemente chegou a internet. Vivemos numa típica casa geminada holandesa de 3 andares: r/c com salas e cozinha, 1º andar com quartos e casa de banho e 2º andar com sótão amplo, mais pequeno jardim à entrada e grande área relvada nas traseiras. Partilha-mos a casa com um casal luso/galego amigo.
A casa fica num subúrbio de Delft - Delfgauw, que marca a fronteira entre o espaço urbano e o território rural das estufas de vidro que começa no final da nossa rua. À noite o céu fica amarelo com os sistemas de iluminação para agricultura intensiva das estufas vizinhas.

Estranho muito viver numa casa destas, visto que desde que me lembro, sempre vivi num pequeno apartamento de 3 assoalhadas em Odivelas. Por enquanto estou a gostar bastante e mal posso esperar pela chegada do Verão para usufruir em pleno do quintal e apanhar o pouco sol dos países baixos.

Questões do momento:
Resultados das eleições legislativas holandesas, aquecimento central, comida japonesa, o caos nos comboios da NS, bicicletas pasteleiras vs. bicicletas desdobráveis.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Ultimos dias em Doelenplein

Este fim-de-semana mudamos para a nova casa. Uma vivenda geminada num bairro suburbano de Delft (Delfgauw) de casinhas de famílias holandesas.Gostei muito de viver no centro da cidade, numa praça tão animada e bonita. Vou ter saudades de algumas coisas da casa, mas a sujidade e caos são coisas de que não vou sentir tanta falta.O próximo post talvez já seja da nova casa.

Questões do momento:

Voltar a ter que estudar para exames, Colchões IKEA, copos da loja dos 300, vida suburbana, começar a procurar um part-time, influência prog-rock grega e Nescafé (por falta de melhor).

sábado, setembro 30, 2006

Wall of sound#8

Aqui vai a minha banda sonora para os atrasos dos comboios holandeses (86% my ass!!).

Photobucket - Video and Image Hosting

Legenda:
TV On The Radio - Young liars EP
Yo La Tengo - I Am Not Afraid Of You And I Will Beat Your Ass
T.Rex - Electric Warrior
Wilco - Yankee Hotel Foxtrot
Juana Molina - Segundo
Dosh - Pure Trash
TV On The Radio - Desperate youth, blood thirsty babes
Cornelius - Fantasma
José Mario Branco - FMI

Questões do momento:
Os atrasos da NS, Chipknip, Pão Rústico, a estratégia de implementação de Centrais de Ciclo Combinado nos EUA e casas familiares com sotão.

quinta-feira, setembro 14, 2006

A nova escolinha


A nova escolinha, originally uploaded by they call me tobias.

Emigração Consumada!

Viajo 3/4 dias por semana entre Delft e Utrecht. Gasto muito dinheiro, pois não nasci na Holanda e não tenho direito ao cartão de transportes grátis atribuído a todos os nacionais. Durmo nos intercitys e sneltrains da NS, ao som de TV On The Radio, Broken Social Scene e Radiohead. Procuro um apartamento em Delft. Almoço sandes. Oiço o Bram a tocar baixo no quarto de cima. Trabalho com um habitante dum 12º andar em Taipé. Aproveito os últimos dias de sol. Divirto-me com a influência calvinista em todo o lado. Vejo filmes legendados em neerlandês. Arrumo o quarto. Tiro poucas fotos. Escrevo pouco. Como o pouco que resta de queijo e paio português. Faço uma vida conjugal. Começo a ter saudades...

quinta-feira, julho 13, 2006

Emigração (2ªedição)

Emigração (2ª edição)


magic card
Originally uploaded by they call me tobias.

Para matar saudades e fazer preparativos para a emigração definitiva, voei até às terras de Orange. Vou ficar por cá duas semanas e meia, nas quais me vou empenhar nas minhas funções de dono de casa/quarto, namorado dedicado duma rapariga trabalhadora, proto-estudante de mestrado, futuro utente de transportes públicos holandeses, futuro condutor de automóveis na Holanda e ciclista desajeitado em bicicletas para crianças.
I'll keep posting.
Tot Ziens

quinta-feira, junho 01, 2006

Emigração (1ªedição)

Ontem deixei o meu trabalho. Nunca tive promessas de estabilidade e a minha situação sempre foi relativamente precária. No entanto, em quase 2 anos que lá estive cresci bastante e tive a sorte de ter encontrado um óptimo ambiente de trabalho. Fiquei bastante sensibilizado com a despedida sentida que me fizeram. As leis do mercado e das crises ditam que o meu futuro não seja radiante por estes lados.

Acordei hoje para o meu primeiro dia de desemprego. Desacelerar e ficar, dum momento para o outro, sem nada para fazer não é fácil. A cara-metade já tinha partido para o seu desafio de longo curso, enquanto que o meu futuro continuava indefinido e à espera do carteiro....

.... e eis que chega a tão ansiada novidade!! Fui aceite no Mestrado em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Utrecht na Holanda!! Vou engrossar o pelotão da nova emigração qualificada portuguesa, à procura de valorização no exterior. Pela frente terei 2 a 5 anos de chuva, planura, caras carrancudas e cheiro a fritos, mas também de vida a dois, novos desafios e novas experiências.

Ao contrário de muita gente que me rodeia, nunca alimentei grandes sonhos de sair de Portugal. Não me sentia desconfortável por cá e imaginava-me a começar a organizar a minha vida algures por estes lados. Mas a vida tem destas coisas e vejo-me hoje na mesma situação em que os meus pais estiveram há 30 anos, de ter que partir para procurar a felicidade. Estará no nosso código genético?

Até à minha partida ainda falta bastante tempo (o mestrado começa em Setembro), pelo que até lá vou aproveitar para me dedicar a mim, aos meus projectos e anseios. Férias de 3 meses como na primária!! Pode ser que seja desta que vá actualizando com mais frequência esta janela.

quarta-feira, maio 17, 2006

por vezes isto mexe

Havia demasiadas coisas a dizer, por isso serei poupado em palavras.

Questões do momento:
Desemprego, à espera da emigração, últimos tempos de amor de proximidade, no Porto, no Algarve, dormir no Alfa, ouvir TV On The Radio, alergia via AC, à espera do carteiro e à procura de paz e equilíbrio.